(44) 3218-4000
Hospital Parana

RESULTADO DE EXAMES

RESULTADO DE EXAMES



> Esqueci minha senha

Serviços Ecoendoscopia Diagnůstica e TerapÍutica


O Hospital Paraná na busca incessante de oferecer aos seus clientes serviços de qualidade implantou o Serviço de Ecoendoscopia Diagnóstica e Terapêutica do Hospital Paraná. Quem está à frente deste serviço é o médico Dr. Luciano Okawa que possui sólida formação acadêmica, graduado pela Universidade Federal do Paraná com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela mesma instituição. Realizou especialização em Endoscopia Digestiva no HC FMUSP e treinamento em endoscopia avançada – ecoendoscopia no mesmo centro. Sua contribuição médica à região é a incorporação ao nosso arsenal tecnológico de mais um avanço diagnóstico e terapêutico nas afecções digestivas: a Ecoendoscopia (ultrassom endoscópico).

O serviço foi cuidadosamente planejado e executado, com sua instalação mais segura possível, em sala específica no Centro Cirúrgico do Hospital Paraná.

O equipamento é de altíssimo nível, sendo um dos mais modernos do país. Será utilizado com determinação, sem esquecer ou afastar da segurança e do calor humano.

A ecoendoscopia, também conhecida como endossonografia ou ultrassonografia endossonografia ou ultrassonografia endoscópica, foi introduzida na prática médica do início da década de 80 e, em nosso meio, na década de 90. Através do acoplamento de pequena sonda na extremidade distal do endoscópio, possibilita o estudo sonográfico da parede do tubo digestório e estruturas vizinhas. Assim, observa-se a parede gastrointestinal e também estruturas vasculares, linfáticas e órgãos sólidos relacionados às diferentes porções digestivas, desde que próximas ao transdutor. Recentemente, a ecoendoscopia deixou de ser exclusivamente método de diagnóstico por imagem, pois, com o advento dos aparelhos eletrônicos setoriais, tornou-se possível a punção-biópsia aspirativa com agulha fina, guiada em tempo real , de estruturas e lesões outrora apenas observadas. Isto possibilitou também diversas aplicações terapêuticas, em diversas áreas da saúde. 

Este exame é indicado para as seguintes situações: avaliação de lesões subepiteliais/submucosas gastrointestinais; avaliação de pregas gástricas espessadas; estadiamento de neoplasias intraluminais gastrointestinais; avaliação e seguimento do linfoma MALT gástrico; avaliação de afecções pancreobiliares benignas; avaliação de afecções pancreatobiliares maligna; avaliação de afecções mediastinais; avaliação de lesões colorretais: estadiamento T e N de lesões malignas colorretais baixas; avaliação de anormalidades periniais e retais; aplicações terapêuticas diversas – punção aspirativa de lesões gastrointestinais pancreáticas e mediastinais; drenagem endoscópica de pseudocisto pancreático (maior segurança); neurólise de plexo celíaco (paliação de dor crônica refratária); acesso biliar ecoguiado, etc. 

Para evidenciar os procedimentos, segue os respectivos códigos TUSS - Terminologia Unificada da Saúde Suplementar, pertencentes ao ROL de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar:
4.02.01.10-4 – Ecoendoscopia alta
4.02.01.11-2 – Ecoendoscopia baixa
4.02.02.22-4 – Ecoendoscopia com cistoenterostomia
4.02.02.23-2 – Ecoendoscopia com neurólise de plexo celíaco
4.02.02.24-0 – Ecoendoscopia com punção por agulha

Voltar

Veja o mapa

Contato

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1929
Zona 09
CEP: 87015-000
Maringá - PR
Hospital Paraná: (44) 3218-4000
Centro de Diagnósticos: (44) 3218-4200



Desenvolvimento e Hospedagem: Odara Internet